
Vibe do Guarujá
Fortes e Fortalezas do Guarujá
Os FORTES e FORTALEZA de Guarujá têm o glamour e a nostalgia do passado. Enquanto alguns remontam ao século XVI, outro, o Forte dos Andradas, foi o último do gênero construído no Brasil, cravado nas pedras para resistir aos ataques daqueles que, além do mar, vinham do céu.

Forte do Itapema
O Forte do Itapema é uma das edificações mais antigas do Brasil e localiza-se próximo a estação das barcas no distrito de Vicente de Carvalho. Foi erguido sobre as rochas, com blocos grandes de pedras únicas com mistura de óleo de baleia e cal de sambaqui, com o objetivo de defender o Porto da Vila de Santos. Existem poucos relatos sobre a data precisa de sua fundação, contudo, estima-se que já existia na metade do século XVI. No século passado, a Intendência Geral da Guerra entregou-o aos cuidados da Alfândega de Santos, que em 1908 solicitou que fosse construído um posto de fiscalização, com torre dotada de holefotes para melhor iluminação do estuário e combate ao contrabando.

Forte dos Andradas
Instalado no Morro do Monduba, o Forte dos Andradas é um complexo bélico, na costa voltada para o mar, na Praia do Monduba e Praia do Bueno, em extensa área de Mata Atlântica. Projetado em 1934 pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, foi o último a ser construído no Brasil, tendo sua conclusão em 1942, na Segunda Guerra Mundial. Ocupa área de 2,1 milhões de m2 e foi edificado escavando-se e encravando-se túneis com dezenas de galerias nas rochas do morro, com o objetivo de ocultar as instalações dos canhões de tiro curvo. E recebeu o nome de Forte dos Andradas em homenagem aos defensores da Independência, os irmãos Andrada, José Bonifácio de Andrada e Silva, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva. A entrada é permitida somente com autorização prévia e o atrativo organiza visitas guiadas pelo espaço.

Fortaleza de Santo Amaro ou Barra Grande
Localizada entre as Praias do Góes e Praia de Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário santista, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande é um monumento histórico-militar construído no século XVI, durante o domínio espanhol, com o objetivo de defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas. A fortaleza serviu durante o século XVII como presídio político dos oposicionistas da Coroa Portuguesa, sendo restaurada pela primeira vez em 1885. O acesso à fortaleza é feito pela Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, ou por embarcações vindas da Ponte dos Práticos em Santos.

Forte São Luiz ou São Felipe
Localizado no extremo norte de Guarujá, o Forte São Luiz/São Felipe foi construído no século XVI a pedido de Braz Cubas, fidalgo português que veio ao Brasil com Martim Afonso de Souza, considerado o fundador da cidade de Santos, com o objetivo de defender o territótio dos ataques que vinham do mar. Seu primeiro artilheiro foi o alemão Hans Staden, que viveu parte de sua vida aventurosa no lugar e que, durante 9 meses, foi prisioneiro dos índios tupinambás, por quem quase foi devorado. Em 1965 foi tombado pelo IPHAM. O acesso é pela Trilha da Praia Branca, iniciada próxima à balsa Guarujá-Bertioga.